Por que os bancos abrem tarde e fecham cedo?

Já se perguntou por que os bancos abrem tão tarde e fecham tão cedo? Segundo as entidades que regulam o setor (Banco Central e Febraban), isso ocorre porque a lei brasileira diz que, nas capitais, os bancos devem abrir ao público às 10h e fechar às 16h e, nas demais cidades, o horário de funcionamento é ainda mais curto, das 11h às 16h.

Os bancários também têm outras tarefas fora do horário de atendimento aos clientes. Das 9h às 10h os tesoureiros e caixas precisam contar e separar o dinheiro, abastecer seus caixas e os caixas de atendimento eletrônico. Os caixas, ainda, têm de checar as correspondências e processar os pagamentos e devoluções. Os gerentes devem compensar os cheques e auxiliar os outros funcionários a colocar e retirar o dinheiro do cofre e do carro-forte.

Depois do horário de atendimento ao cliente, os funcionários efetuam abertura e encerramento de contas, venda de produtos via telefone, finalização de contrato, investimentos e outros assuntos de relacionamento com clientes. Caixas fazem a contabilidade de seus postos, pagam DOCs, devolvem cheques, trabalham nos malotes deixados por empresas, efetuam os depósitos vindos de caixas automáticos e preparam as correspondências para enviar no fim do expediente.

Fonte: Superinteressante

Comentários