Importância de atividades físicas e alongamento

Veja alguma das importâncias da atividade física para a saúde e para o bem estar de uma pessoa. Veja também porque é importante o alongamento antes ou depois da prática de exercício físico.

O homem sempre esteve em movimento, na antiguidade não havia automóveis, aviões e outros meios de transporte como existem hoje, as pessoas se locomoviam a pé e com isso estava constantemente exercitando o corpo. Com a modernidade veio o automóvel, o controle remoto e outras facilidades que se por um lado nos ajudam no dia a dia, por outro estimula aquilo que chamamos de sedentarismo.

Como isso tornou se extremamente importante prática de atividades físicas a fim de estimular o corpo e evitar o atrofiamento de órgãos ou mesmo sua acomodação. Mas a atividade física precisa ser praticada constantemente e de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Importância do alongamento

O alongamento é um tipo de exercício que é feito geralmente antes de iniciar a atividade física e assim preparar o corpo para o exercício da mesma. O alongamento serve para relaxar os músculos do corpo evitando possíveis danos durante a atividade física. Sua importância está em aumentar a flexibilidade muscular diminuindo a tensão muscular e evitando lesões no corpo durante a atividade física, seja ela qual for. Veja abaixo um vídeo da professora de educação física Andreia Marques explicando a importância do alongamento antes da prática da atividade física.

Importância da atividade física

Combate o sedentarismo

A prática de atividade física é fundamental para o combate ao sedentarismo como explicado no início do texto. A vida moderna nos leva automaticamente ao sedentarismo e se entregar e ele os resultados podem ser ruins. Portanto criar o hábito de praticar atividade física nos ajudará a ter uma vida mais saudável. Como atividade física entenda qualquer movimento constante no corpo como por exemplo ir ao supermercado, passear no parque, limpar a casa, lavar o carro entre outras atividades rotineiras.

Melhora a disposição

A atividade física melhora a disposição do corpo para as atividades do dia a dia, muitos profissionais recomendam que de manhã é um bom horário para a prática de exercícios físicos antes iniciar o trabalho. Embora a prática de atividade física possa ser feita a qualquer hora do dia, mas quando praticada antes das atividades cotidianas, estas poderão ser beneficiadas por uma melhor disposição do corpo para realiza-las.

É fundamental para a saúde

Finalmente devemos observar que a saúde é a principal beneficiada com o exercício físico. Não é incomum médicos recomendarem atividades físicas para seus pacientes, especialmente nos casos de pessoas com excesso de peso. Muitas doenças podem ser evitadas ou combatidas com atividades físicas, contudo, nesses casos é importante a recomendação médica e o acompanhamento de um profissional de educação física para direcionar as atividades de maneira a trazer benefícios para a saúde.

Comentários